20081014

Um mergulho na poesia de Stela

A partir do lançamento do livro "Reino dos Bichos e dos aminais é o meu nome" (2001), com as falas poéticas de Stela do Patrocínio, organizado por Viviane Mosé, surgiu um grande interesse sobre quem era Stela e de onde ela tinha vindo. De certa forma, a publicação do livro permitiu uma maior aproximação do público em geral do material poético de Stela, antes com divulgações episódicas.

Todo o trabalho, porém não seria possível, sem a valiosa paciência e dedicação de Carla Guagliardi, artista plástica que juntamente com Nely Gutmacher, promoveu diversas oficinas de expressão artística na Colônia Juliano Moreira nos anos 80, e gravou diversas entrevistas com Stela. Nas conversas gravadas em fitas cassete, guardadas durante anos por Carla,
Stela revelava toda sua poesia.

* * *

Gostaria que este espaço fosse dedicado a resgatar a história de Stela do Patrocínio e das pessoas que se interessam pelo que ela tem a dizer. É importante unir esforços para resgatar essa história, onde a ação de um é complementada pela ação de outro, no sentido de valorizar as palavras de Stela e amplificar a sua voz.

Este também é um espaço dedicado à pesquisa e estudo do universo poético de Stela do Patrocínio. A intenção é aproximar todos aqueles que se interessam pela poesia de Stela

Aos poucos, será colocado aqui, parte da história de anos de pesquisa e da realização dos filmes sobre Stela do Patrocínio.
Comente e participe. É um espaço aberto a todos.

1 comment:

Chico said...

Estava eu aqui procurando coisas pela net e de repente, meio que por acaso descubro Stela do Patrocínio, nossa como estou maravilhado com sua escrita!!! dedicarei a tarde inteira a Stela!!
Contem comigo para divulgação, leitura dos poemas dessa grande artesã das letras!!!!