20081205

Missión Havana







Nesta edição o Festival Intenacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Havana celebra 30 anos de existência. O festival vai de 2 a 12 de dezembro.

Vários filmes brasileiros foram selecionados para o Festival, dentre eles estão "Linha de Passe", de Daniela Thomas e Walter Salles e "Feliz natal", do Selton Mello, entre vários filmes nas mostras competitiva e sessões informativas.

Dentre os três documentários que participam da seleção oficial da mostra competitiva do festival estão: "Diários de Sintra",de Paula Gaetán; "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho e "Stela do Patrocínio - de Marcio de Andrade.

O documentário é um mergulho no universo poético de Stela, que através de suas falas conseguia se sobrepor em meio a um ambiente de difícil estabilidade como uma instituição psiquiátrica. Com uma linguagem visual experimental, o filme articula o seu pensamento com imagens buscando aproximar o espectador de sua poesia.

O filme será exibido dia 7/12, no Cine 23 y 12, local onde foram exibidos de grandes expoentes do cinema cubano com Thomas Gutiérrez Alea e Santiago Alvarez.

20081105

Festival na Amazônia


Em novembro, o filme irá participar de um festival que vem se tornando importante por divulgar filmes em uma região que atrai interesse do mundo inteiro. O 5º Amazonas Film Festival promove uma grande festa do cinema em contato com a natureza. De 7 a 13 de novembro, Manaus vai reunir as mais recentes produções cinematográficas do Brasil e do exterior. É uma ótima oportunidade para divulgar as palavras de Stela na região norte.

Este ano o festival promove uma homenagem ao cineasta Claude Lelouch, com exibição do filme "Crimes de autor". Quem participa do Júri de filmes de ficção é Alan Parker, diretor de "Pink Floyd - The Wall", "Coração satânico", dentre outros fantásticos filmes.

"Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas" participa da Mostra competitiva de curtas digitais.
Fique ligado: Exibição, dia 9, às 14h, no Cine Theatro Guarany.
Av. Sete de Setembro, 1546 - Centro (Anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro) (92) 3633-2850.

Veja a programação completa em www.amazonasfilmfestival.com.br

Festivais

Aos poucos, podemos acompanhar os festivais que o filme "Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas" tem participado.

Seleção Oficial

É Tudo Verdade
12º Festival Internacional de Documentários

18º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

15º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
- Curta Cinema -

14º Vitória Cine Vídeo

9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

7ª Mostra do Filme Livre

7ª Festival Internacional da Nova Arte Brasileira - Barcelona

1º Festival do Documentário Independente - Paris

CineDocumenta - Festival de Documentários de Ipatinga - MG


Prêmios

11º Festival de Cinema de Pernambuco - CinePE
Melhor Documentário
Associação Brasileira de Documentaristas - ABD-PE

34ªJornada da Bahia
Menção Honrosa Documentário

5º Curta Santos
Melhor Documentário

20081014

Um mergulho na poesia de Stela

A partir do lançamento do livro "Reino dos Bichos e dos aminais é o meu nome" (2001), com as falas poéticas de Stela do Patrocínio, organizado por Viviane Mosé, surgiu um grande interesse sobre quem era Stela e de onde ela tinha vindo. De certa forma, a publicação do livro permitiu uma maior aproximação do público em geral do material poético de Stela, antes com divulgações episódicas.

Todo o trabalho, porém não seria possível, sem a valiosa paciência e dedicação de Carla Guagliardi, artista plástica que juntamente com Nely Gutmacher, promoveu diversas oficinas de expressão artística na Colônia Juliano Moreira nos anos 80, e gravou diversas entrevistas com Stela. Nas conversas gravadas em fitas cassete, guardadas durante anos por Carla,
Stela revelava toda sua poesia.

* * *

Gostaria que este espaço fosse dedicado a resgatar a história de Stela do Patrocínio e das pessoas que se interessam pelo que ela tem a dizer. É importante unir esforços para resgatar essa história, onde a ação de um é complementada pela ação de outro, no sentido de valorizar as palavras de Stela e amplificar a sua voz.

Este também é um espaço dedicado à pesquisa e estudo do universo poético de Stela do Patrocínio. A intenção é aproximar todos aqueles que se interessam pela poesia de Stela

Aos poucos, será colocado aqui, parte da história de anos de pesquisa e da realização dos filmes sobre Stela do Patrocínio.
Comente e participe. É um espaço aberto a todos.

20081011

Entrevista com Stela do Patrocinio

Este material é parte das entrevistas gravadas com Stela do Patrocínio, nos anos 80. As entrevistas foram gravadas por Nely Gutmacher e Carla Guagliardi. Os áudios foram gravados em um pequeno gravador de fitas cassete com microfone simples e não-direcional, e por isso, apresentam alguns ruídos de ambiente que, por vezes, dificultam seu entendimento. Mas é um registro único da voz de Stela, sua potência e poética. O material aqui publicado foi gentilmente cedido por Viviane Mosé.

Após a publicação do livro com as falas poéticas de Stela do Patrocínio organizado por Viviane Mosé,
intitulado "Reino dos Bichos e dos animais", surgiu grande interesse em relação a sua poética.
Daí, surgiram também espetáculos teatrais, músicas, teses, pesquisas e filmes relacionados às falas de Stela.

Para amplificar e aprofundar o conhecimento sobre Stela do Patrocínio este material pode ser extremamente útil.
É uma ótima oportunidade de conhecer as gravações, cujo objetivo principal é servir também como fonte de pesquisa e estudo. Ou também para quem quer simplesmente mergulhar no universo poético de Stela.

Parte das falas gravadas foram incluídas nos documentários "Procurando falatório" (2002), de Luciana Tanure e
"Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas" (2007), de Marcio de Andrade e suas respectivas equipes.
Ambos os documentários participaram de festivais de cinema no Brasil e no exterior, sendo premiados em suas categorias.

Devido a questões de espaço, as faixas de áudio foram divididas em 14 partes.
Quando uma faixa chega ao fim, a faixa seguinte é retomada num ponto anterior da precedente
a fim de facilitar sua identificação e continuidade.

20080703

Curtas no Ateliê da Imagem

A tranqüila casa na Urca abriga um centro dedicado ao estudo da imagem, onde acontecem exposições fotográficas e debates com expoentes nomes da fotografia. E também abre espaço para filmes e produções audiovisuais, sempre às sextas-feiras, o que é uma ótima pedida para encontrar amigos numa boa conversa no jardim do Ateliêr.

Nesta sexta, dia 4/07, às 20h, o cineclube Curta o Curta!, vai exibir "Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas", de Marcio de Andrade, "Jacob", de Augusto Castro e "Bip bip", de Thalles Chaves. Entrada Franca. Confira a Programação abaixo