20070303

Stela do Patrocínio no Festival É Tudo Verdade 2007




A 12ª Edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade anucia os selecionados para a mostra deste ano, que é dedicada ao cineasta e documentarista polonês Krzyzstof Kieslowski. O filme "Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas" participa como único representante carioca na competitiva de curtas-metragens.


Com uma linguagem extremamente plástica e visual, o filme revela as falas poéticas de Stela do Patrocínio, que viveu cerca de 30 anos em instituições psiquiátricas, dentre elas, a Colônia Psiquiátrica Juliano Moreira, em Jacarepaguá.

Parte das falas de Stela do Patrocínio foram gravadas pela artista plástica Carla Guagliardi e organizadas por Viviane Mosé, no livro de poesias "Reino dos Bichos e dos animais é o meu nome".

A partir do material original gravado em fitas cassete, o filme constrói um mosaico de imagens que permeia as palavras de Stela. Participam do filme também, Pedro Silva e Julius Teixeira, médico e psquiatra que acompanharam a jornada de Stela do Patrocínio. Durante as pesquisas e processo de trabalho, fotos inéditas foram íncluídas na montagem final.

A trilha sonora original foi realizada por Felipe Rodarte, DJ Negralha, Tim Gerlach, absorvendo a delicada proposta do projeto. A pesquisa musical do DJ Zé Octávio resgatou para o filme a música tema "Stella", do cantor Fábio, ex-parceiro de Tim Maia nos anos 70. A direção, fotografia e montagem ficou a cargo de Marcio de Andrade.

Veja baixo, os links do festival e de matérias publicadas:

www.itsalltrue.com.br/2007
www.oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/02/27/294724597.asp
www.oglobo.globo.com/docblog/

No comments: