20070306

Stela por ela




Stela falava e falava.

Um “falatório” construído no ar. Suas falas poéticas revelam a percepção de si mesma e das coisas ao seu redor. Stela tentava fazer contato, fazendo sentido.

Stela do Patrocínio (1941 – 1992) viveu cerca de 30 anos em instituições psiquiátricas no Rio de Janeiro. Dentre elas, a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá.

Em suas falas poéticas ela conseguia estabelecer uma linguagem própria que, apesar do seu isolamento, transbordava, repleta de lucidez. No início sua fala parece crua, ríspida. Só aos poucos é que suas palavras adquirem sutilezas. Palavras capazes de retirar a loucura do espaço de opacidade e de estranheza ao qual ela foi confinada pelo homem moderno.

A fala de Stela abala as superfícies lineares e automáticas, ameaçando a nossa lógica racional. Visibilidades surpreendentes de algo que não enxergamos muito bem, na tênue fronteira da loucura como uma outra possibilidade de pensamento.


Abaixo, trechos do livro "Reino dos Bichos e dos Animais é o meu nome", com organização e apresentação de Viviane Mosé


Eu não sou da casa, não sou da família
Não sou do ar
Do espaço vazio, do tempo, dos gases
Não sou do tempo, não sou do tempo
Não sou dos gases, não sou do ar
Não sou do espaço vazio, não sou do tempo
Não sou dos gases, não sou da casa
Não sou da família, não sou dos bichos
Não sou dos animais.



Aqui no hospital ninguém pensa
Não tem nenhum que pense
Eles vivem sem pensar
Comem bebem fumam
No dia seguinte querem saber
de recontinuar o dia que passou
Mas não tem ninguém que pense
e trabalhe pela inteligência

Não trabalho com a inteligência
Nem com o pensamento
Mas também não uso a ignorância


Eu sobrevivi do nada, do nada
Eu não existia
Não tinha uma existência
Não tinha uma matéria
Comecei a existir com quinhentos milhões
e quinhentos mil anos
Logo de uma vez, já velha
Eu não nasci criança, nasci já velha
Depois é que eu virei criança

1 comment:

Ana Alves Oliveira said...

Olá!
Meu nome é Ana Oliveira e estou iniciando uma pesquisa para a minha graduação baseada em "Reino dos bichos e dos animais é meu nome", de Stela do Patrocínio, quero saber se existe alguma maneira para eu ter acesso ao documentário Stela do Patrocínio a mulher que falava coisas.
Muito Obrigada!
Ana Oliveira
aninha_kltt@hotmail.com